Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

domingo, 14 de setembro de 2014

Semana do Alzheimer será comemorada em Natal

Com a proposta de orientar a população sobre a prevenção, causas e tratamentos da doença de Alzheimer, durante todo o mês de setembro há uma intensa divulgação sobre a doença e seus comprometimentos. A Associação Brasileira de Alzheimer do RN (Abraz/RN) vai promover vários eventos em Natal, entre os dias 18 e 21 deste mês. O Dia Mundial do Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, foi instituído o pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1994.

 

A Semana de Alzheimer em Natal terá início no dia 18, com o evento “Abraço na Praça”. A movimentação, com distribuição de panfletos sobre o Alzheimer, será realizada na Praça 7 de setembro, no centro da cidade, às 9h. No dia 19, a psiquiatra Euglena Lessa irá proferir uma palestra sobre o Alzheimer, no Centro Pastoral da Paróquia de Santa Teresinha, na Sala João Dias, às 15h. A paróquia está localizada na Avenida Rodrigues Alves, no Tirol.

 

No dia 20 de Setembro, às 8h, será realizado o Café Cultural, no Bosque das Mangueiras, no bairro de Lagoa Nova. No dia 21 de Setembro mais uma panfletagem será realizada no bairro de Ponta Negra, às 9h.

 

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social, interferindo no comportamento e na personalidade. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer.

 

De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.


Serviço:
Dia 18: Abraço na Praça – Praça 7 de setembro – 9h
Dia 19: Palestra – Paróquia Santa Teresinha – 15h
Dia 20: Café Cultural – Bosque das Mangueiras – 8h
Dia 21: Panfletagem – Ponta Negra – 9h

Informações:
Ana Maria Araújo – presidente da Abraz – 9900-2812
Euglena Lessa – diretora científica da Abraz –  9988-0008 / 2030-4233
Francinete Azevedo – conselheira da Abraz – 8722-1038
Nilze Dias – divulgadora da Abraz/RN – 9925-3783
Márcia Medeiros – farmacêutica/gerontóloga – 8863-6370

Nenhum comentário: