Quadro Aniversariantes do dia

iure veiculos

iure veiculos

Drogaria Topázio

CLINICA TRAIRI

CLINICA TRAIRI

pedra cell

MARMORARIA

MARMORARIA

apolo

apolo

Leo Artes

Acessos do blog

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Igualdade Racial é tema de palestra na LBV

Na semana da consciência negra, a Legião da Boa Vontade intensifica suas ações de conscientização pelo fim dos preconceitos, especialmente o racial. Nesta quinta-feira, 20, a instituição promoveu uma palestra para sensibilizar as famílias atendidas, quanto o assunto.

Com o tema “Igualdade Racial”, a Coordenadora de Gêneros e Etnias da União de Negros pela Igualdade, Graça Lucas, ressaltou a importância das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, as lutas e conquistas na busca da valorização e garantia dos direitos da população, além de destacar a figura histórica de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência negra.

Aos 75 anos, Maria Inácia da Silva, falou do preconceito sofrido na época em que trabalhava. “Hoje é um dia de alegria e superação. Já sofri preconceito no trabalho devido a minha cor negra. Mas venci o preconceito com força de vontade e Fé em Deus”. Ressaltou.

Segundo a militante do movimento negro, Graça Lucas, “temos muito a comemorar quanto à conquista da igualdade racial que foi uma luta de combate. O estatuto da Igualdade Racial, as cotas raciais nas Universidades, a Política de Promoção da Igualdade Racial, foram algumas delas. Há muitas formas de preconceito em nosso país e só será vencida por meio da educação em todas as instâncias”. E acrescentou: “Parabenizo a Legião da Boa Vontade pela iniciativa, afinal essa luta é de toda a sociedade. O preconceito dever ser combatido diariamente. Hoje é um momento de conquista e também de reflexão”.    

As crianças e adolescentes atendidos no programa Criança: futuro no presente!, da Instituição, participaram da iniciativa e levaram suas contribuições por meio de apresentações culturais, retratando costumes e crenças do movimento negro e quilombolas.

A garotada também foi conscientizada por meio de oficinas e atividades socioeducacionais sobre o assunto. “Aprendi que não devemos ter preconceito com o próximo, julgar pela sua cor, todos somos iguais”, disse o pequeno Rafael, de 10 anos. A iniciativa foi destaque com ampla reportagem no Jornal do RN, transmitido pela TV União e conduzido pela jornalista Diassis Oliveira. Diversas outras mídias locais também repercutiram.

Visite e conheça pessoalmente o trabalho da LBV na capital potiguar. O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição está localizado na Rua dos Caicós, 2149 – Dix- Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655. Acesse www.lbv.org.br.

Arivaldo Oliveira
Setor de Comunicação da LBV/RN
(84) 3613-1655 / 9451-7849
E-mail: arivaldoo@mail.com
www.boavontade.com
Twitter:@arivaldoo

Nenhum comentário: