Patrocinador

l

rede con

rede con

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Podiatra português ministra curso inédito em Natal

Os dados são alarmantes: a cada 30 segundos, um diabético tem o pé amputado no mundo. As estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam a gravidade das consequências de uma doença silenciosa. O não tratamento da diabetes também pode provocar uma patologia que ataca diretamente o sistema nervoso periférico e leva o paciente à perda parcial ou total da sensibilidade dos membros superiores e inferiores. A neuropatia dos pés, como é chamada a doença, já acomete 60% dos diabéticos.

Especialista nessa área, o reconhecido podiatra português Pedro Coutinho realiza, pela primeira vez em Natal, um curso intensivo e interdisciplinar voltado para especialistas em pés neuropáticos. O evento ocorre dia 14 de janeiro (sábado), a partir das 8h, no Espaço Saúde & Movimento, em Candelária. A vinda de Coutinho a Natal é uma parceria entre a terapeuta ocupacional Thaisa Wancy, a Clínica de Ortopedia e o Espaço Saúde e Movimento. As vagas são limitadas. As reservas podem ser feitas pelo telefone 84. 99922.6569.

Além do podiatra Pedro Coutinho, o curso contará com a participação de Thaisa Wancy (terapeuta ocupacional) e de Jussara Paiva Nunes (enfermeira especializada em feridas), profissionais do Rio Grande do Norte reconhecidas na área.

O curso será dividido em dois momentos. Pela manhã, os participantes vão se aprofundar em temas relacionados ao cuidado da neuropatia nos pés, a exemplo das patologias que podem causar pés neuropáticos, o reconhecimento de um pé neuropático, os tipos de complicações, feridas e deformidades, além de realizar testes, diagnósticos e aplicações nos pés neuropáticos.

A tarde é dedicada à prática. O grupo terá contato com a biomecânica do pé e  suas aplicações práticas no pé neuropático, vai discutir casos clínicos e terá a oportunidade de conhecer as tendências do mercado em termos de curativos, palmilhas e adaptações específicas para pés neuropáticos.

Perfil
Pedro Coutinho é formado em Podologia pelo Instituto Politécnico de Saúde do Porto, em Portugal, e possui pós-graduação em Higiene e Saúde do Trabalho. Já realizou palestras em várias cidades do Brasil e do mundo sobre a neuropatia dos pés. Atualmente, Coutinho é professor do curso de pós-graduação da UNIPÊ, onde ministra a disciplina de laser terapia em feridas; da ABACO, com a disciplina de Anatomia e Biomecânica, e do SENAC Rio, onde ensina as cadeiras de promoção à Saúde Podal,  Podologia para Idosos e Podologia para Desportistas.
 
Contatos para entrevista:
Thaisa Wancy (terapeuta ocupacional): 99922.6569

PROGRAMAÇÃO:

8h - Inscrições
8h30 - As patologias que podem causar pés neuropáticos (Pedro Coutinho e Thaisa Wancy)
9h30 – coffe break
10h – Como reconhecer o pé diabético (Pedro Coutinho)
10h30 – Complicações, feridas e deformidades comuns ao pé neuropático (Pedro Coutinho)
11h – Testes, diagnósticos e suas aplicações nos pés neuropáticos (Pedro Coutinho)
11h30 – Cuidados e coberturas em feridas neuropáticas (Jussara Paiva)
12h – Almoço
14h – Biomecânica e aplicações práticas do pé neuropático (Pedro Coutinho)
15h30 – Coffe break
16h – Discussão de casos clínicos (Pedro Coutinho)
17h – Curativos, Palmilhas/ órteses plantares e adaptações específicas para pés neuropáticos (Jussara Paiva e Pedro Coutinho).

SERVIÇO:
Curso de pés neuropáticos com podólogo português Pedro Coutinho.
Data: 14 de janeiro (sábado)
Hora: Das 8h à 18hs.
Local: Espaço Saúde & Movimento, Rua Ataulfo Alves, 1959, Candelária.
Reservas: 84. 99922.6569
Vagas limitadas

Nenhum comentário: